Buraco do Padre – Ponta Grossa

A nossa viagem por Ponta Grossa era longa e tínhamos poucos dias, como queríamos passar em vários lugares acabamos indo visitar o Buraco do Padre no mesmo dia que visitamos os arenitos do Parque Vila Velha, caso você esteja com tempo de sobra aproveite para passar o dia inteiro tanto do Buraco do Padre quanto no parque Vila Velha.

Como o parque Vila Velha e o Buraco do Padre ficam perto um do outro, não demoramos muito para chegar la. Quem vem de Curitiba deve fazer o mesmo caminho que o nosso. Seguir pela BR 376 e entrar na Rodovia do Talco que fica entre duas grandes empresas: Makita e Cargil. O mapa no site da águia florestal (empresa que administra o parque) é uma ótima referencia e você pode se guiar bem com ele.

buraco-mapa

Além deste mapa o site possui informações de valores e horários de entrada. Quando fomos la pagamos R$ 5,00 por ser estudante (a carteirinha é uma das poucas coisas que sinto falta da faculdade) e o horário de entrada era das 09h as 17h. Como as coisas podem variar, acho importante compartilhar o site oficial do lugar para que você possa confirmar essas informações:

http://www.aguiaflorestal.com.br/buraco-do-padre/

Mas afinal, o que tem para conhecer la? No parque há uma furna de mais ou menos 30 metros de profundidade e dentro dela tem a vazão de um rio subterrâneo. Diferente das furnas do Parque Vila Velha em que se pode ver a gruta pelo topo, no Buraco do Padre o visitante tem acesso através da base.

Opslået af Moverat på 8. april 2016

O lugar leva esse nome porque antigamente os padre Jesuítas costumavam rezar no local, que diga-se de passagem ser uma ótima escolha para meditar. Eu tinha visto muitas fotos e vídeos de la, mas com certeza quando eu vi com meus próprios olhos eu fiquei surpreendido com a imensidão da gruta. Na entrada da furna só é possível ver dois paredões de pedras que formam um corredor. Quando se entra na gruta é algo indescritível e surpreendente.

Opslået af Moverat på 8. april 2016

Na parte do estacionamento tem uma estrutura bem bacana para se passar o dia com banheiro e churrasqueira. As churrasqueiras ficam bem próximas uma das outras, então trate de recolher o seu lixo, não emporcalhe os banheiros, não desperdice a água das torneira e nem queira ser o rei do camarote colocando música alta por la, lembre que você não é o último gole de coca cola gelada no deserto.

Do estacionamento até o buraco tem uma trilha bem agradável de uns 2km. Tem alguns obstáculos de baixa dificuldade, mas que pessoas com a mobilidade comprometida podem não conseguir passar.

Trilha

O dia da nossa visita tiveram prós e contras com relação ao clima. Naquela semana choveu muito na região, então isso era bom porque significava que a cascata dentro da furna estaria com uma vazão de água alta e o lago que se forma lá estaria cheio. O ponto negativo é que na mesma semana, estava muito frio e toda aquela água era apenas para ser apreciada, e eu como bixo da água que sou, fiquei só na vontade. Mesmo assim esse passeio foi um dos mais bonitos que eu já fiz. Se você mora em Ponta Grossa ou em Curitiba e fica reclamando que não tem nada pra fazer… apenas pare jovem e reserve um dia pra conhecer o parque. Caso você ainda não esteja convencido, confira o vídeo que fizemos no local!

One thought on “Buraco do Padre – Ponta Grossa

  1. Pingback: Cıvata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *