Trilha dos Arenitos – Parque Estadual Vila Velha

O parque estadual de Vila Velha foi o primeiro destino explorado por este blog, o Moverat. Aqui você vai poder encontrar informações e dicas de diversos lugares, muitas vezes Off Road . A internet é uma fonte infinita de conhecimento, porém, determinados assuntos são carentes de conteúdos de qualidade e confiabilidade. Aqui você pode ter a certeza de que vai encontrar dicas bem legais de uma forma clara e sincera. A intenção dos vídeos e dos textos não é fazer um diário de viagens (embora eu faça questão de deixar a minha opinião sobre determinados lugares ou assuntos em evidencia) fazendo com que você apenas passe vontade de sair de casa sem te dar dicas de como conhecer os lugares que eu já conheci. Muitos canais de viagem alimentam seus sites com destinos que muitas vezes nem o próprio autor teve a oportunidade de conhecer. Nos poucos meses de produção do canal no Youtube eu tive já visitei vários lugares próximos de onde eu moro do qual nunca tinha dado a atenção que deviam, acho que muitas pessoas a maioria também não estão habituadas a conhecer o que há por perto. Espero que você consiga, assim como eu, se sentir um viajante em qualquer lugar, mesmo na sua própria cidade.

Agora falando sobre o parque. Aproveitei o feriado de sete de setembro para fazer uma pequena “expedição” por Ponta Grossa, escolhi essa data porque em Curitiba (cidade a qual eu moro) no dia 08 de setembro também acontece um “recesso retroativo”. Quem me acompanhou nessa viagem foram meus amigos Filipe e Júlio.

Melhor equipe!!! #tcc #moverat #parceria #queroalmoçomoço

A photo posted by Renan Francisco de Melo (@renan.fm) on

O município de Ponta Grossa fica a 114 Km de Curitiba e particularmente eu acho uma das estradas mais bonitas aqui do Paraná. O parque fica a 27 Km do centro de Ponta Grossa, e fica no caminho de quem vem de Curitiba pela BR 376, mais precisamente no Km 515. É possível pegar um ônibus de linha que sai do terminal Oficinas em Ponta Grossa, o nome da linha é meio óbvio: “Vila Velha”.

Segundo as informações do site da prefeitura o parque fica aberto das 8h30 até as 15h30, mas as informações básicas do google dizem que o parque fica aberto das 8h até as 17h30. Na realidade eu conclui que o parque fica aberto até as 17h30 para os visitantes que chegaram até as 15h30 (deu pra entender?). O único dia que o parque fica fechado é as terças feiras, inclusive em feriados.

Os preços dos passeio são bem variados, depende muito do atividade que você escolhe fazer, como a informação de preço e horário podem variar com o tempo, eu aconselho você conferir essas informações no link abaixo:

http://www.pontagrossa.pr.gov.br/parque-estadual-vila-velha

Como precisávamos ir para outros lugares da região, optamos em fazer apenas a trilha dos arenitos nessa visita. Essa trilha da acesso a formações rochosas milenares. Algumas dessas formações se assemelham a formas de objetos e animas, a mais conhecida delas é a taça, ponto obrigado pra tirar aquela selfie quando vem ao parque. Esse passeio pode ser feito de várias maneiras. Existem duas paradas de ônibus que pode ser pego na entrada do parque e também é possível ir andando por uma trilha até la. (Nos fomos andando). A primeira parada do ônibus fica no começo dos Arenitos, dali é possível caminhar até a taça, contornando os arenitos. A segunda parada fica próximo a formação da taça. Dali você pode continuar o passeio por uma trilha que também contorna os arenitos mas que vai pelo meio da mata nativa Essas duas trilhas se completam, por isso é possível fazer os dois percursos com muita tranquilidade, vai depender da sua disposição e tempo para conhecer o parque. Ambas as trilhas são calçadas e muito boas de se locomover, eu recomendo que se faça um esforço, o passeio todo demorou em torno de duas horas e meia.

Trilha dos Arenitos – Parque Estadual Vila Velha

Opslået af Moverat på 21. februar 2016

 

Nós nos confundimos e entramos primeiro da trilha que vai pela mata, só nos demos conta disso porque as pessoas estavam vindo no sentido contrário ao nosso, no mais isso não interferiu em nada do nosso passeio. Caso você queira ver mais sobre o parque, confira o vídeo que fiz la e se inscreva em nosso canal para conhecer mais lugares incríveis e receber dicas de passeios e viagens legais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *