Canyon Guartelá – Tibagi

O último dia da nossa pequena viagem pelo interior do Paraná foi reservado para conhecer uma atração incrível, o Parque Estadual do Cânion Guartelá. Saímos de Ponta Grossa em direção a Tibagi, município onde o cânion se localiza. O tempo da nossa viagem até la foi de uma hora e meia em um percurso de 72Km, se você resolver partir de Curitiba a distancia é de 200Km. A estrada é ótima, qualquer carro consegue chegar tranquilamente no local.

Foto de Filipe GasparInstagram: https://goo.gl/pK7I5pInfo da ViagemVídeo: https://goo.gl/ebmVOrPost: https://goo.gl/onhhR7

Opslået af Moverat på 9. oktober 2016

O parque é uma área de proteção ambiental situada no planalto dos campos gerais, entre o município de Castro e Tibagi. Administrado pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná e com uma área 789,97 hectares do qual é possível encontrar uma enorme biodiversidade de fauna e flora. O cânion deixa qualquer visitante impressionado não só pela bela beleza, mas também pela imensidão. Segundo fontes confiáveis como Wikipédia, o Guartelá é o sexto cânion mais longo (?) do mundo e o mais longo do Brasil.

Foto de Filipe GasparInstagram: https://goo.gl/pK7I5pInfo da ViagemVídeo: https://goo.gl/ebmVOrPost: https://goo.gl/onhhR7

Opslået af Moverat på 9. oktober 2016

O parque funciona de Quarta a Domingo e também nos feriados, estando aberto ao público das 08h00 as 16h30. Não se confunda com os feriados municipais, lembre-se que o cânion fica em Tibagi, portanto o parque só vai abrir na segunda e na terça se for feriado na cidade, se você não se atentar a isso é perigoso perder viagem e não adianta falar que ninguém te avisou.

anigif_optimized-21283-1427728383-15

Dentro do parque é possível fazer dois passeios: a trilha básica e a trilha da pinturas rupestres. Na trilha básica você pode conhecer os panelões, o mirante do cânion e o mirante da ponte de pedra que também tem vista para o cânion, esse passeio é gratuito e foi o que nós fizemos. Já quem opta por fazer o passeio na trilha das pinturas rupestres pode fazer o mesmo caminho da trilha básica mas também pode fazer uma outra trilha que da acesso as pinturas milenares, nesse caso o visitante deve contratar um guia credenciado pelo município, cada guia oferece um valor diferente. Como eu não avaliei o serviço de nenhuma empresa de turismo de la, seria injusto indicar um e não indicar outro, por isso se você tiver interessado em saber quais empresas fazem esse passeio eu recomendo se informar pelo telefone: 0800 643 1388.

Quando chegamos la tivemos que deixar o carro no estacionamento, se cadastrar na recepção do parque e descer por uma estrada até a entrada das trilhas, esse percurso demorou uma média de 20 minutos. A trilha tem 2km e o que mais me chamou a atenção são os decks de madeira colocados em alguns trechos. Na minha opinião o lugar é muito bem preservado, então que fique registrado os meus parabéns a administração do parque que parece fazer um ótimo trabalho. No local não é possível acampar, mas o gerente do parque, Cristovam Sabino informou que existe um programa de voluntários do IAP em que as pessoas podem ajudar a cuidar do lugar nos finais de semana e que para essas pessoas é fornecido alojamento por la. Esse é um bom jeito de passar mais tempo no local e ainda poder ajudar, é possível obter mais informações pelo telefone informado acima.

Foto de Filipe GasparInstagram: https://goo.gl/pK7I5pInfo da ViagemVídeo: https://goo.gl/ebmVOrPost: https://goo.gl/onhhR7

Opslået af Moverat på 9. oktober 2016

Depois de conhecer o parque eu aproveitei pra se refrescar nos panelões em torno da trilha. A área é própria para banho, só tome cuidado com as pedras e se prepare pra encarar uma água bem gelada.

Além do parque estadual, em Tibagi existem outros atrativos naturais e outras atividades no cânion que ficam em propriedades particulares. Uma atividade pra quem curte adrenalina é encarar um rafting no rio que corta o cânion, o rio Iapó. Nessa viagem conseguimos visitar apenas o parque por uma questão de tempo e de dinheiro (é duro ser pobre).

4

Eu espero que esse texto tenha te ajudado de alguma maneira e tenha te motivado a ir conhecer o lugar. Abaixo segue o link do vídeo gravado no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *