Cave Colinas de Pedra – Piraquara

Cansado de tomar vodka com tang na frente do posto? Esta querendo refinar seu paladar e seu gosto para bebida? Não quer se render ao raio gourmetizador das cervejas artesanais e quer tomar gosto por algo mais sofisticado? Pois bem caros leitores, hoje vou compartilhar com vocês um dos passeios mais ostentação que já fiz nessa minha humilde vida. O lugar que eu me refiro é a Cave Colinas de Pedra que fica no município de Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

Eu acabei descobrindo esse lugar por um acaso, então senta que la vem história:

Quando eu ainda estava na faculdade tivemos que procurar uma locação (local) para gravar um curta metragem que precisava passar trem, ser perto de mata fechada e ser perto de algum rio ou lago. Nosso professor indicou a região de Roça Nova em Piraquara onde havia uma represa e uma estação de trem desativada. Chegando la descobrimos que para chegar até a represa era necessário atravessar um túnel ativo de um 1km de extensão.

Tirando o pé torcido o dia foi d'hora…

A photo posted by Renan Francisco de Melo (@renan.fm) on

Na tentativa de chegar na represa por um caminho alternativo, encontramos uma pedreira desativada. Nessa aventurinha eu acabei pulando uma cerca e torcendo o pé. Resumindo o dia, não conseguimos achar um lugar bacana para gravar e eu ainda tive que fazer um check in no hospital.

Mesmo com a frustração de não ter um lugar pra gravar e a recordação da dor no pé, algumas coisas do local me chamaram a atenção.

A primeira delas é que do lado do túnel ativo existia outro túnel desativado, esse túnel estava fechado e fazia parte de uma propriedade particular da qual a estação de trem (agora revitalizada) também fazia parte. Tinha uma placa pra dentro do terreno que identificava o lugar como Cave Colinas de Pedra. No dia fatídico esse lugar estava fechado, mas quando eu voltei pra casa eu fui pesquisar do que se tratava.

https://www.facebook.com/moverat.br/photos/a.1161580727241603.1073741833.945057375560607/1161580820574927/?type=3&theater

A Cave Colinas de Pedra é um espaço recém criado com intenções bem audaciosas e que já movimenta o turismo rural em Piraquara. A estação revitalizada abriga um restaurante e um pequeno comércio de vinhos e espumantes. Todas as características do local foram preservadas, então a experiencia de almoçar por la é bem nostálgica.

No “jardim” da propriedade há uma litorina (vagão de viagens ferroviárias com tração independente) da década de 60 fabricado na Philadelphia – USA. Esse vagão foi revitalizado e caracterizado com detalhes que remetem a época de quando o veiculo ainda estava em uso. A intenção do proprietário é transformar a litorina em um café gourmet.

https://www.facebook.com/moverat.br/photos/a.1161580727241603.1073741833.945057375560607/1161581580574851/?type=3&theater

A atração principal do lugar fica por conta do túnel. O proprietário Ari Portugal adquiriu a estação e o túnel em um leilão. Em determinado momento, Ari teve a ideia de aproveitar a temperatura do túnel para fazer a maturação de vinhos espumantes através do método tradicional. Hoje é possível visitar o túnel em grupos de até 15 pessoas.

Para chegar até a parte onde os espumantes são armazenados, o visitante utiliza um veiculo elétrico que vai sobre os trilhos originais do túnel. Nesse caminho é possível observar detalhes do túnel que não se vê quando se está em um trem.

A entrada do armazenamento dos espumantes é protegida por uma porta cofre que serve para manter a temperatura constante e sem variações. O tour é guiado pelo próprio Ari que da várias explicações sobre os vinhos espumantes como o tipo da uva, métodos de fabricação entre outros. No final os visitantes são convidados a fazer uma degustação dos espumantes maturados ali no túnel.

https://www.facebook.com/moverat.br/photos/a.1161580727241603.1073741833.945057375560607/1161584083907934/?type=3&theater

No meu ponto de vista eu não achei um passeio barato, mas pelo tipo de serviço que o lugar se propõe a fazer eu achei um preço muito justo. É um lugar único e que se difere dos demais restaurantes coloniais da região. Na realidade eu nunca vi nada parecido nem mesmo aqui pela internet. Se você quiser saber um pouco mais sobre a história do lugar, preços e de como chegar la eu sugiro você visitar o site:

www.cavecolinasdepedra.com.br

Caso você queira ver melhor como foi a minha visita, confira o vídeo abaixo que gravamos por la e se programe para conhecer o lugar. Garanto que é um passeio diferente e único.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *