Salto São João – Prudentópolis

26Depois de estar definitivamente instalados em Prudentópolis, decidimos quais saltos (cachoeiras, quedas d’ água) iriamos conhecer. O primeiro da nossa lista foi o Salto São João, que é um dos mais pertos do centro de Prudentópolis, um pouco mais de 20 km (veja que o perto em Prudentópolis passa dos 20 Km rsrsr).

A estrada pra este salto é bem tranquila, mas mesmo assim ficamos convencidos de que não seria possível chegar com um carro de passeio, principalmente porque a estrada tava molhada. Veja o mapa abaixo para saber como chegar até la ou use as seguintes coordenas:

Latitude: -25.0800405 | Longitude: -50.9973478

Mapa Prude

Para chegar em cima do salto é necessário entrar na Pousada São João e pagar um valor de R$ 10,00 (Janeiro de 2016), um pouco além há um mirante na beira da estrada do qual é possível ver o salto de longe. Como o nosso amigo já conhecia o lugar, ele nos levou primeiramente no mirante, o que instigou mais a vontade de ir até o topo do Salto São João. Também há trilhas para chegar até a base deste salto, mas devido ao volume de água da semana não seria possível chegar até la.

06

Depois de ver o salto de longe resolvemos entrar na pousada para chegar mais próximo do salto. Não quero entrar no mérito da discussão sobre se é justo ou não pagar para chegar até la, afinal o salto está dentro de uma propriedade particular e é necessário fazer manutenções na trilha para que o visitante chegue até o topo da cachoeira de forma tranquila. Embora a trilha estivesse com lama devido a chuva, não tinha nenhum obstaculo do qual impedisse ou dificultasse a nossa passagem.

Chegando no topo do salto desfrutamos de uma vista incrível e ao mesmo tempo apavorante

1dd82ede-4d5c-42cf-9525-a6ace8961468_carminha7

a imensidão do lugar assusta e faz refletir o quão insignificantes somos mediante a natureza. A vasão estava muito forte e deixou o ambiente mais bonito. A única coisa que senti falta por parte de quem administra o salto é com relação a segurança no mirante. A cerca que limita o espaço do mirante é bem simbólica e é muito fácil burlar a cerva pra tirar uma foto melhor, ai o risco de que se torna iminente. A consciência de se expor ao risco é de cada um, porém se algo de ruim acontece os responsáveis pelo local acabam sendo prejudicados, por isso não se arrisque tanto embora eu tenha tirado uma foto em um lugar que não devia. 

Veja mais dicas de como conhecer o salto São João em Prudentópolis.Vídeo: https://goo.gl/ShzM6IPost: https://goo.gl/QTnYz4

Opslået af Moverat på 26. oktober 2016

Eu também gravei um vídeo por la, se quiser ter uma noção visual melhor de como é o passeio, sugiro que assista!

One thought on “Salto São João – Prudentópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *