Salto São Sebastião e Mlot – Prudentópolis

Não existe recompensa melhor do que se deparar com uma cachoeira gigante e deslumbrante depois de uma longa caminhada. Melhor que isso é se deparar com DUAS meu caro, uma de frente pra outra. Eu tive essa grata surpresa ao conhecer o Salto São Sebastião em Prudentópolis.

O Salto São Sebastião e Mlot é um dos passeios mais "molhados" pra se fazer em Prudentópolis, são duas cachoeiras…

Slået op af MoveratTirsdag den 30. oktober 2018

Para chegar até o local percorremos um caminho de aproximadamente 27Km saindo do centro de Prudentópolis. A estrada é bem tranquila e passa pelo meio de enormes plantações da qual chegam a se perder no horizonte.

Durante esse caminho é possível avistar os saltos Gêmeos, que são dois saltos bem difíceis de chegar e que vistos da estrada parecem estar um do lado do outro, mas na verdade estão bem distantes. Abaixo segue o mapa referencia do local:

Latidude: -25.0303099 | Longitude: -51.1236249

Mapa Prude

A entrada da trilha para o salto fica em uma propriedade particular e é cobrado uma taxa de R$ 10,00 (2016). Tudo é muito simples, mas a família que cuida do lugar é muito atenciosa e acolhedora. É fácil perder a hora conversando com eles.

Há muita coisa a ser explorada por la. É possível ver os saltos tanto da parte superior como na parte inferior, além de trilhas em volta do rio e que em alguns pontos é possível até dar um mergulho pra se refrescar da caminhada.

Slået op af MoveratTirsdag den 30. oktober 2018

Embora seja divertido andar por essas trilhas, a emoção mesmo está em conhecer a base dos dois saltos. Para chegar la o visitante deve ter bastante espirito de aventura e não se importar com barro e lama. Independentemente do clima que esteja fazendo na época da sua visita, a trilha para chegar até a parte inferior é bem escorregadia, isso porque boa parte da trilha passa por um córrego de água. Há várias cordas durante o caminho para ajudar a chegar até la e que são fundamentais para ajudar em alguns pontos. Se você não esta disposto a isso nem se arrisque. Começamos a trilha em um grupo de sete pessoas e apenas eu e mais dois amigos chegamos até o final da trilha.

Slået op af MoveratTirsdag den 30. oktober 2018

Não é que a trilha seja difícil, mas muita gente fica insegura, com medo de se apoiar em pedras ou em cordas. É uma pena que a dificuldade limita o acesso de algumas pessoas. Quando saí da trilha a primeira visão que tive foi do imponente Salto São Sebastião de 120 metros de altura. Na nossa visita o volume de água estava bem alto, em períodos de pouca chuva quase não é possível ver esse salto pois a água desaparece antes mesmo de tocar o chão. Tentei chegar o mais próximo que consegui da base, mas a água que batia em mim era tanta que chegava a arder a pele.

Logo a frente do salto São Sebastião há outro salto ainda maior, o salto Mlot com 130 metros de altura, que parece menor do que o salto vizinho pelo fato de ser um pouco íngreme, fazendo com que a água escorra pelas pedras do paredão. No salto Mlot é possível ir debaixo da cachoeira.

Slået op af MoveratTirsdag den 30. oktober 2018

Esse com certeza foi o meu passeio preferido em Prudentópolis. É possível acampar no local e para mais informações eu sugiro que se entre em contato com os proprietários pelo número (42) 99930-2175. Caso você queira ver mais detalhes de como foi a minha visita no salto, basta assistir o vídeo que está disponível no Youtube:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *